O governo brasileiro informou, na segunda-feira (20), que concedeu agrément à Boniface Vignon como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República do Benim no Brasil. Este é o segundo posto do diplomata africano como Embaixador em solo brasileiro.
Em 1960, o Brasil reconheceu a independência do Daomé (nome do Benin até 1975) e, em 1961, foram estabelecidas relações diplomáticas. A Embaixada do Brasil em Cotonou foi inaugurada em 2006 após a visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No ano seguinte, foi inaugurada a Embaixada do Benin em Brasília.
A cooperação entre Brasil e Benin abrange iniciativas – em negociação ou em desenvolvimento – nas áreas de agricultura, saúde, educação, infraestrutura e esportes.
Alguns dos principais projetos bilaterais estão relacionados com o desenvolvimento do setor algodoeiro do Benim, cuja implementação é estratégica para a economia daquele país.
Uma Comissão Conjunta foi criada em 2005, e reuniões foram convocadas em 2009 e em 2011. Nos últimos anos, houve um importante intercâmbio de visitas de alto nível, incluindo a visita ao Brasil do Presidente Boni Yayi (2012), e aquelas dos Ministros das Relações Exteriores Nassirou Bako-Arifari (2011) e Aurélien Agbénonci (2018), bem como a visita do então chanceler brasileiro ao Benin (2017).