O presidente Jair Bolsonaro enviou ao Senado a indicação do nome do secretário de produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Marcos Degaut, para o cargo de embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos.
Também designou o diplomata Juliano Féres Nascimento como representante permanente do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O nome de Degaut já havia recebido a luz verde de Abu Dhabi e recebeu o agrément (concordância do país que recebe um diplomata) no mês passado.
O secretário não tem experiência diplomática, mas está há 32 anos atuando na área de comércio internacional e política externa. Desde 2017, representa o Palácio do Planalto no Grupo Executivo da Câmara de Comércio Exterior do Brasil.
Sua atuação é reconhecida e já abriu caminhos para a cooperação militar e negócios na área de Defesa com diferentes países, como Reino Unido, Estados Unidos, Israel, República Checa, Turquia, Índia, África do Sul e Coreia do Sul.
Degaut é a terceira indicação de embaixadores de fora da carreira diplomática feita por Bolsonaro, juntando-se a Raimundo Carreiro (Portugal) e o general Gerson Menandro Garcia de Freitas (Israel).
Deixe seu comentário