Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2022, que decorre entre os dias 2 e 10 de julho, terá Portugal como convidado de honra.
Promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Bienal reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras de livros do Brasil, e conta com uma ampla programação cultural.
Entre os eixos do evento estão o “Salão de Ideias” (dedicado a temas contemporâneos), “Arena Cultural” (apresentação de best sellers e realização de sessões de autógrafos), “Cozinhando com palavras” (projeto que associa gastronomia e literatura) e “Espaço Infantil”.
Uma frase do autor português Valter Hugo Mãe é o slogan da participação lusitana: – É urgente viver encantado. “Um mote que expressa bem o reencontro e a partilha entre autores de língua portuguesa e o público brasileiro”, explica o Instituto Camões.
A Bienal terá uma área de 65 mil m² no Expo Center Norte e espera a participação de 600 mil visitantes nesta edição. O stand de Portugal terá 500 m², incluindo um auditório, uma livraria, um espaço infantojuvenil e uma zona multiusos, onde serão apresentadas exposições com conteúdos diversificados. A curadoria da programação está com a escritora e jornalista Isabel Lucas.
Além da grande oferta de livros, a Bienal do Livro ainda conta com uma programação cultural muito abrangente, mesclando literatura, gastronomia, cultura, negócios e mais.
Serão 21 escritores que devem fazer parte da delegação no evento, além de dois chefs: André Magalhães e Vitor Sobral.
A lista inclui escritores portugueses, de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) e do Timor-Leste.
São eles: Afonso Cruz, Antonio Jorge Gonçalves, Dulce Maria Cardoso, Francisco José Viegas, Filipe Melo, Gonçalo M. Tavares, Joana Bértholo, José Luís Peixoto, Kalaf Epalanga, Lídia Jorge, Luís Cardoso, Maria do Rosário Pedreira, Maria Inês Almeida, Matilde Campilho [foto], Paulina Chiziane, Pedro Eiras, Ricardo Araújo Pereira, Rui Tavares, Teolinda Gersão, Valério Romão e Valter Hugo Mãe.