Getting your Trinity Audio player ready...
|
Aconteceu no sábado (1), no Museu de Arte de Brasília, o terceiro Bazar de Comida e Cultura Internacional, organizado pelo Grupo dos Cônjuges de Missão (GCCM). O evento, bastante alegre e divertido, contou com a participação de 62 representações diplomáticas acreditadas no Brasil.
Cada umas das Embaixadas tiveram seu próprio estande, onde expuseram artesanatos e comidas típicas de seus respectivos países. As Embaixadas da China, Espanha, Guiné-Bissau, Azerbaijão, Filipinas, Indonésia, Equador e Paraguai encantaram os visitantes com apresentações culturais.
A presidente do GCCM e Embaixatriz da República do Cazaquistão, Gulnaziya Nussupova, explicou em seu discurso que um dos objetivos do bazar é promover a cultura e unicidade de cada país. “O Bazar de Comida e Cultura Internacional é uma oportunidade de levar o público em uma viagem pelos cinco continentes, através dos sabores e do artesanato das diferentes culturas”, disse.
Outro objetivo é ajudar organizações sociais no Distrito Federal. “O evento vai levantar fundos para cinco instituições apoiadas pelo GCCM: Osceia, Lar de Euripedes em Brazlândia, Lar de Idosos em Luziânia, Projeto Estruturando Vidas na Cidade Ocidental, Instituto Doando Vida em Santa Luzia, e Centro Social Inga e Enlace-ACEHU em São Sebastião”, completou a Embaixatriz cazaque.
Em nome do Grupo, Nussupova agradeceu a Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal pelo acolhimento no Museu de Arte de Brasília e por apoiar o evento.
Agradeceu também à equipe do Museu pela cooperação, à empresa WTBrazil e à todos os membros do GCCM, e especialmente ao comitê, por tornarem o bazar possível.
Ao longo do evento, foram realizadas apresentações culturais por algumas das Embaixadas participantes. A China apresentou a luta marcial Tai Chi Chuan, a Espanha uma linda dança de flamenco, a Guiné-Bissau mostrou todo o ritmo da etnia Manjaco, enquanto o Azerbaijão encantou o público com as crianças da Embaixada dançando o tradicional Nelbeki.
O Embaixador das Filipinas no Brasil, Joseph Gerard Angeles, mostrou seu talento tocando guitarra e a Indonésia dançou Ondel Ondel, dança tradicional do país asiático. Finalizando a agenda das apresentações, a Embaixada do Equador promoveu um desfile de chapéus e artesanatos e o Paraguai mostrou toda sua riqueza em uma dança tradicional paraguaia.