Barbados é uma nação insular no Caribe, que declarou independência em 1966, porém mantinha a monarca britânica como chefe de Estado do país.
Mia Motley, primeira-ministra do país, comunicou em discurso no Parlamento que o sistema político do páis mudará para república parlamentar. Em 30 de novembro, a atual governadora geral da ilha, Sandra Mason, será empossada como presidente.
Motley explicou que a decisão foi tomada após um acordo do governo com a oposição. O Parlamento de Barbados fornalizou, por unanimidade na terça-feira (28), uma emenda à Constituição do país que estabelece a total independência da coroa britânica.
A confirmação do nome de Mason ocorrerá após a formalizaçãod dos voto de dois terços no Parlamente e no Senado. Nessa mesma data o país adotará uma nova Lei Básica.
“Nós aceitamos a honra e a dignidade de receber a oportunidade de poder ter um papel na nominação e eleição posterior da primeira presidente do Barbados, e acreditamos que não há pessoa mais adequada para ser nomeada do que Sua Excelência”, enfatizou a primeira-ministra.
Com essa decisão, restarm 15 ex-colônias do Reino Unido que ainte mantém a Rainha Elizabeth como monarca. A lista inclui a Jamaica, mas o país também está em vias de anunciar sua independência plena.
Deixe seu comentário