A embaixada da República do Azerbaijão no Brasil realizou, terça-feira, 14, em sua sede em Brasília, o evento de celebração do 104º aniversário de independência do país. A proclamação da independência do país aconteceu no dia 28 de maio de 1918, primeira democracia secular do mundo muçulmano.
A cerimônia contou com a presença de embaixadores, chefes de missões e representantes do corpo diplomático. O senador eleito presidente do Grupo-Parlamentar Brasil-Azerbaijão no Senado, instalado no dia 26 de abril, Nelsinho Trad, e o deputado Cláudio Cajado, presidente do referido Grupo-Parlamentar na Câmara dos Deputados, também prestigiaram as comemorações dessa data tão especial para o povo azerbaijano.
O embaixador do Azerbaijão no Brasil, Elkhan Polukov, iniciou seu discurso agradecendo os convidados pela presença após dois longos anos de reclusão por conta da pandemia da COVID-19. Polukov disse ainda que, além da data tão especial, este ano é muito importante, pois, há dez anos, o governo decidiu abrir a embaixada no Brasil. Em agosto de 2012, a Embaixada do Azerbaijão foi inaugurada na capital brasileira.
O presidente do Grupo-Parlamentar Brasil-Azerbaijão na Câmara dos Deputados, Claudio Cajado, anfitrião da cerimônia, disse estar feliz com as relações bilaterais compartilhadas entre os dois países. Citou ainda a visita recente do ministro das Relações Exteriores do Azerbaijão, Jeyhun Aziz oghlu Bayramov, ao Brasil. O deputado finalizou seu discurso afirmando que “as relações da diplomacia parlamentar que exercemos na Câmara dos Deputados são as melhores possíveis”.
⁹
O senador Nelsinho Trad disse ter ficado muito satisfeito e lisonjeado por ter sido escolhido pelo senador Antônio Anastasia como seu sucessor na presidência do Grupo-Parlamentar Brasil-Azerbaijão no Senado Federal. O senador Nelsinho enfatizou que “o Brasil e o Azerbaijão têm vários laços diplomáticos fortes e sabemos que junto com laços diplomáticos fortalecidos advêm os negócios, tão importante para ambos os países”
Situada no extremo leste do continente europeu, a ex-república soviética é cercada pelo mar Cáspio e pelas belas montanhas do Cáucaso. Nos últimos anos, o Azerbaijão tem investido na exploração de petróleo e gás natural, apresentando um crescimento econômico significativo.
Deixe seu comentário