Foi comemorado em Brasília, na última sexta-feira (16) o aniversário de 70 anos da Associação dos adidos Militares de Brasília (AAMAB), uma entidade social sem fins lucrativos, formada em setembro de 1952.
É composta por Adjuntos Militares e Agregados das Forças Armadas e/ou das Forças de Segurança com Estatuto Militar, credenciados junto às embaixadas estrangeiras no Brasil.
Sua sede e foro estão estabelecidos na cidade de Brasília-DF. Anualmente, após a eleição da Diretoria para o Ano Fiscal seguinte, é aprovado e exarado em Ata o endereço de fixação da sede, na embaixada do país de origem do presidente eleito. Este ano o local é a embaixada da Argentina.
Com muito humor e alegria, o coronel Carlos Sanmillán, presidente da AAMAB adido militar da Argentina no Brasil, agradeceu as Forças Armadas do Brasil (FAB) por todo o apoio prestado e a todos os convidados pela presença.
“São 70 anos da AAMAB, cujo início aconteceu em 7 de setembro de 1952, mesmo dia da independência do Brasil. Compartilhamos, não só a mesma data, como o símbolo da integração que pretendemos alcançar para nosso amado Brasil”, disse Sanmillán.
O coronel explicou ainda que entre as finalidades da instituição, destacam-se coordenação e cooperação mútua, o cultivo da solidariedade entre as culturas e diferentes perspectivas entre seus membros. Segundo ele, a AAMAB serve como ponte com as forças armadas do Brasil.
Os adidos militares têm duas funções principais: representar o Ministro da Defesa do seu país, o Comandante do Estado-Maior Conjunto e os Comandantes das respectivas Forças Armadas a que pertencem, e aconselhar o embaixador ou chefe da missão diplomática em assuntos militares ou questões relacionadas com as políticas de defesa.