O Dia 23 de fevereiro tem um significado especial para o Japão e seu povo. A ocasião comemora o aniversário do Imperador Naruhito, atual imperador do país que ascendeu ao trono em 2019.
Naruhito já esteve no Brasil três vezes: em 1982, onde chegou a tocar com a Orquestra Sinfônica Jovem Municipal na capital paulista; em 2008 para a cerimônia do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil; e em 2018 para participar do Fórum Internacional da Água.
Em Brasília, o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji celebrou a festividade com bebidas e comidas típicas em sua Residência Oficial na noite de quarta-feira (16).
O evento contou com a presença do presidente do grupo parlamentar Brasil-Japão, deputado Luiz Nishimori, do Secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Eduardo Paes Saboia, representantes do corpo diplomático, entre outros.
Hayashi Teiji destacou que as relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil são fundamentadas em parcerias estratégicas, valores fundamentais, democracia e direitos humanos. “Este ano é uma oportunidade para ambos os países trabalharem em estreita cooperação, enfrentando as adversidades do cenário internacional juntos”, disse o embaixador.
“Em 2023, ambos os países servirão como membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU)”, acrescentou Hayashi Teiji. Ele disse ainda que este ano marca o 115° Aniversário da Imigração japonesa no Brasil.
O diplomata japonês relembrou alguns marcos das relações bilaterais que aconteceram recentemente, como a visita da embaixadora em Missão Especial do Japão, Obuchi Yuko para a cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o Diálogo Brasil-Japão entre Chanceleres que ocorreu no início deste ano.
Finalizou seu discurso afirmando que continuará sua missão trabalhando da melhor forma possível para fortalecer cada vez as relações do Japão com o Brasil, principalmente no âmbito de investimentos.