Getting your Trinity Audio player ready...
|
A missão Brazilian Techs Connection (BTEC) teve início em solo americano com uma recepção na Embaixada Brasileira em Chicago, organizada pelo Cônsul-Geral do Brasil, embaixador Reinaldo Salgado, nesta segunda-feira (15.07). Apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores, o BETC visa fortalecer a agroindústria mato-grossense ao conectar o setor com o ecossistema de inovação agroindustrial de Illinois.
A missão conta com a participação do presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, do presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, além de uma delegação de 10 startups de tecnologia para a agroindústria e empresas agroindustriais consolidadas de Mato Grosso. Eles buscarão explorar e integrar as melhores práticas e inovações dos Estados Unidos para aprimorar a competitividade do Brasil no mercado global.
O Embaixador Reinaldo Salgado destacou a importância da iniciativa como uma oportunidade de integração e cooperação internacional. “Esta missão é uma oportunidade não só para que os brasileiros conheçam tudo de bom que há aqui nos EUA, mas também para que os americanos conheçam os avanços que fazemos no Brasil. A cadeia do agro é muito forte e, através do programa Diplomacia de Inovação do Ministério, visamos promover a internacionalização de instituições públicas e privadas brasileiras. Estou confiante de que esta missão resultará em oportunidades de cooperação entre startups brasileiras e americanas.”
À esquerda: Silvio Rangel, presidente do Sistema Fiemt, o embaixador Reinaldo Salgado, o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain e diretor regional do Senai, Carlos Braguini
A agenda na Embaixada Brasileira em Chicago incluiu palestras sobre inovação e o ecossistema de Chicago e apresentação do empreendedor brasileiro Bruno Nobre, que produz e comercializa café nos Estados Unidos.
Silvio Rangel, presidente da Fiemt, enfatizou a transformação do potencial agrícola de Mato Grosso em realidade concreta e sustentável. “Nosso estado, reconhecido como o maior produtor agrícola do Brasil, tem uma responsabilidade e um potencial enormes. Acreditamos que a inovação e a tecnologia são as chaves para transformar esse potencial em realidade concreta e sustentável. Estamos aqui para buscar as melhores práticas e tecnologias que podem ser adaptadas e implementadas em Mato Grosso.”
Fonte: ASCOM Famato.