Getting your Trinity Audio player ready...
|
Sob este novo acordo, a UNESCO e a ICANN cooperarão para dar suporte ao uso seguro de scripts e idiomas adicionais no sistema de nomes de domínio (DNS) da Internet, abrangendo os nomes de domínio e endereços de e-mail que são essenciais para acesso e comunicação online. As duas organizações também trabalharão juntas para impulsionar a Aceitação Universal (UA) de todos os nomes de domínio e endereços de e-mail, independentemente do comprimento de caracteres, idioma ou script, em todos os aplicativos, dispositivos e sistemas habilitados para Internet.
Conectando o próximo bilhão de pessoas
Hoje, mais de 5,4 bilhões de pessoas usam regularmente a Internet, mas outros 2,6 bilhões de usuários ainda estão para ficar online. A maioria desses usuários atuais e potenciais se comunica em seus idiomas e scripts locais. Nomes de domínio que usam vários idiomas e scripts, chamados Nomes de Domínio Internacionalizados (IDNs), ajudarão a garantir que todos tenham a capacidade de experimentar o poder social e econômico total da Internet. Os IDNs permitem que os usuários da Internet escolham o nome de domínio e o endereço de e-mail no idioma e script que melhor se adaptam às suas necessidades e cultura.
A Aceitação Universal é necessária para garantir que todos esses nomes de domínio e endereços de e-mail funcionem perfeitamente na Internet. No entanto, muitas das verificações usadas por muitos aplicativos de software para validar nomes de domínio e endereços de e-mail geralmente usam regras criadas há muitos anos, que não oferecem suporte a todos os nomes de domínio, especialmente aqueles em idiomas e scripts locais. Organizações e partes interessadas precisam tomar medidas para garantir que seus sistemas estejam prontos para UA para aproveitar esses benefícios.
Aumentar o número de scripts e idiomas de nomes de domínio
IDNs são essenciais para promover a diversidade linguística. Apenas 10% dos 1.000 principais sites podem aceitar IDNs atualmente. Além disso, apenas 22% dos serviços globais de e-mail sob domínios genéricos de nível superior oferecem suporte a endereços de e-mail em idiomas locais.
Esta nova parceria permitirá que a UNESCO e a ICANN contribuam diretamente para aumentar o número de scripts suportados no DNS de forma segura, e promover a prontidão UA de aplicativos e sistemas para usuários globais. A UNESCO e a ICANN também se uniram para apoiar e encorajar a inclusão da Internet por meio de eventos globais do Dia da Aceitação Universal para aumentar a conscientização e a adoção de todos os nomes de domínio no DNS e seus endereços de e-mail correspondentes.
Esta iniciativa será baseada, em particular, na Recomendação da UNESCO sobre a Promoção e o Uso do Multilinguismo e do Acesso Universal ao Ciberespaço, que apela aos Estados-Membros para que reduzam as barreiras linguísticas na Internet, implementando políticas específicas, e presta especial atenção à necessidade de nomes de domínio multilíngues.
Sobre a UNESCO
Com 194 Estados-membros, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura contribui para a paz e a segurança liderando a cooperação multilateral em educação, ciência, cultura, comunicação e informação. Com sede em Paris, a UNESCO tem escritórios em 54 países e emprega mais de 2.300 pessoas. A UNESCO supervisiona mais de 2.000 sítios do Patrimônio Mundial, Reservas da Biosfera e Geoparques Globais; redes de Cidades Criativas, Aprendizagem, Inclusivas e Sustentáveis; e mais de 13.000 escolas associadas, cátedras universitárias, instituições de treinamento e pesquisa. Sua Diretora-Geral é Audrey Azoulay.
Sobre a ICANN
A missão da ICANN é ajudar a garantir uma Internet global estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa na Internet, você precisa digitar um endereço – um nome ou um número – no seu computador ou outro dispositivo. Esse endereço deve ser exclusivo para que os computadores saibam onde encontrar uns aos outros. A ICANN ajuda a coordenar e dar suporte a esses identificadores exclusivos em todo o mundo. A ICANN foi formada em 1998 como uma corporação de benefício público sem fins lucrativos com uma comunidade de participantes de todo o mundo.
Fonte: UNESCO.