Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Reino da Arábia Saudita celebra seu dia nacional todos os anos em 23 de setembro para comemorar a unificação do Reino e sua fundação nas mãos de Sua Majestade o Rei Abdulaziz bin Abdul Rahman Al Saud.
O Rei Abdulaziz implementou diversas políticas com perspectiva futurista e também estabeleceu fortes relações diplomáticas e bilaterais com outros países sob objetivos claros e firmeza aos princípios de acordo com os ensinamentos islâmicos.
A Embaixada da Arábia Saudita, sediou, em Brasília, na última sexta-feira (23), um almoço com comidas típicas para comemorar a Data Nacional do país. A solenidade foi prestigiada por diplomatas, autoridades do governo brasileiro e também pelo embaixador Sidney Leon Romeiro, diretor do Departamento de Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores.
Durante seu discurso, o encarregado de negócios da Embaixada da Arábia Saudita, Bassam Bin Ahmad, destacou que sua nação pretende ser, através de planejamento futurista, uma nação forte e próspera, que garante que seu povo possa gozar de todas as condições e requisitos para viver prosperamente.
Ahmad também falou sobre as sólidas e frutíferas relações compartilhadas entre seu país e o Brasil desde 1968. “O Brasil jamais deixou de prestar o perfeito e devido apoio e cooperação, que sempre permitiram e permitem à Embaixada do Reino da Arábia Saudita o desempenho das suas funções diplomáticas, e da melhor forma possível”.
Ele aproveitou a ocasião para informar da chegada do novo embaixador da Arábia Saudita no Brasil como sucessor de Ali Abdullah Bahitham. Reafirmando o compromisso em fortalecer o progresso, prosperidade e bem-estar entre as nações, o diplomata saudita, finalizou o discurso.
O embaixador Sidney Leon Romeiro, diretor do Departamento de Oriente Médio do Itamaraty, elogiou a liderança visionária do país árabe que permitiu muito avanço e prosperidade nos últimos anos. Destaque para Plano Visionário 2030, anunciado pelo Príncipe Mohamad bin Salman em 2016 que, segundo o diplomata Sidney, “é um marco do processo gradual de transformação da economia e sociedade da Arábia Saudita”.
No âmbito das relações bilaterais entre Arábia Saudita e Brasil, o embaixador brasileiro contou que este ano, o fluxo comercial entre os países já ultrapassou o ano de 2021. A Arábia Saudita é o principal parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio e maior fornecedor de fertilizantes. Em 2023, os países completam 50 anos desde o estabelecimento das respectivas embaixadas.
Fotos do evento: