Getting your Trinity Audio player ready...
|
Há 56 anos atrás, em 1966, Botsuana declarou sua independência do Reino Unido. Exemplo de democracia, desenvolvimento e economia do Continente Africano, o país é um grande exportador mundial de diamantes e de carne bovina com destino, principalmente, para a União Europeia e mercados regionais.
Em Brasília, a data foi celebrada no Dúnia City Hall, onde estiveram presentes embaixadores, membros do corpo diplomático, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, comunidade e amigos de Botsuana.
Com muito ânimo e bom-humor, a embaixadora botsuana no Brasil, Tebogo Motshome, falou sobre os desafios econômicos pós-pandemia e da importância das cooperações bilaterais para reconstruir a economia do país, reforçando a relevância das relações compartilhadas entre Brasil e Botsuana.
Tebogo ressaltou os programas de cooperação entre os dois países na agricultura para melhorar o desenvolvimento da horticultura entre as comunidades rurais botsuanas e promover boas práticas e desenvolvimento socioeconômico, saúde e defesa.
“A reunião que aconteceu em julho deste ano, entre o ministro das Relações Exteriores de Botsuana e o chanceler brasileiro foi uma oportunidade para reafirmar o compromisso bilateral existente entre nossas duas nações”, complementou Tebogo.
A diplomata africana finalizou seu discurso falando sobre os novos prospectos de cooperação entre Botsuana e Brasil reforçando a necessidade de que os países em desenvolvimento e desenvolvidos trabalhem juntos no objetivo comum de alcançar a paz nacional, regional e global.
“É um prazer representar o Brasil na celebração do Dia da Independência de Botsuana. Sentamos literalmente lado-a-lado na Organização das Nações Unidas”, começou a embaixadora Ana Paula Simões Silva, diretora do Departamento de África do Itamaraty, em seu discurso. A diplomata brasileira também lembrou-se da visita de alto nível do ministro das relações exteriores de Botsuana, Lemogang Kwape, ao Brasil, ocasião em que foi firmado o Acordo sobre Isenção da Exigência de Visto.
As relações diplomáticas entre Botsuana e Brasil foram estabelecidas em 1985. No ano de 2007, o Brasil abriu uma embaixada residente na capital Gaborone, enquanto a abertura da missão diplomática do país africano em Brasília aconteceu em 2009, sendo a primeira na América Latina.
Mais fotos do evento aqui: