Getting your Trinity Audio player ready...
|
A culinária da Moldávia evoluiu ao longo dos últimos 500 anos sob várias influências, principalmente romena, russa, ucraniana e turca otomana.
O solo rico e o clima temperado do país fizeram da agricultura uma parte importante de sua economia, levando a uma culinária baseada principalmente em vegetais frescos, frutas, grãos e carnes.
Confira algumas comidas e influências tradicionais do país:
Sarmale: Folhas de repolho ou pimentões, recheados com arroz temperado, misturados com pimentões picados, cenouras e alguns outros vegetais, depois assados em óleo. Às vezes, tem carne misturada a esse recheio de arroz, sendo tipicamente servido com creme de leite para mergulhar.
Zeama: Sopa tradicional, consiste em caldo de galinha caseiro preparado com um frango inteiro menor, água, macarrão de ovo caseiro fino (tăiței de casă) e uma variedade de vegetais e ervas finamente picados.
Mamaliga: Este tradicional mingau é um prato extremamente simples de fubá cozido que antigamente era preparado principalmente por camponeses, muitas vezes servindo como substituto do pão.
Pârjoale: Feitas de cordeiro, porco, vaca ou uma combinação dos três, a carne geralmente é combinada com alho, ovos e ervas frescas como endro, tomilho e salsa. As bolinhas são enroladas na farinha de rosca e fritas em óleo bem quente, mantendo a carne macia e suculenta.
Placinte: Este bolo achatado é feito de massa frita tradicional composta por farinha, água, ovos, leite, fermento e uma pitada de sal. Esta massa frita ou frita é apreciada quente e geralmente é recheada com recheio doce ou salgado.
Cozonac: Massa doce de fermento que pode ser usada para fazer diversos pães e bolos tradicionais, podendo ser misturada com passas, pode ser assado como um pão ou enrolado com recheios como sementes de papoula ou nozes.
Picles de Melancia: Este lanche bastante refrescante de verão graças a uma salmoura fácil de vinagre de maçã e gengibre cristalizado.
Kvass: Feita por fermentação espontânea de pão adormecido, beterraba e água, é de paladar seco (sem residual de açúcar), alta acidez lática, mineral terroso (quase salgado) aportado pela beterraba, além do amadeirado resinoso da emburana.