Quinta-feira (6), o Escritório do Adido de Defesa da Embaixada da República Árabe do Egito promoveu uma recepção no Villa Rizza, para celebrar o 49º Aniversário da Grande Vitória de Outubro e Dia das Forças Armadas Egípcias.
A solenidade foi prestigiada por adidos de diversas embaixadas, membros do corpo diplomático, autoridades das forças armadas brasileiras, comunidade e amigos do Egito em Brasília. Os Hinos Nacionais do Brasil e Egito foram conduzidos pela Banda de Música do Batalhão da Guarda Presidencial regido pelo subtenente Marcos Souza. Os convidados puderam apreciar os artefatos da cultura egípcia e comidas típicas.
O Adido de Defesa da Embaixada do Egito no Brasil, Coronel Amr Mahmoud Salama, iniciou seu discurso explicando que a vitória da Guerra de 6 de outubro simboliza a firmeza da nação egípcia e seu exército.
“O exército do Egito abrange todas as classes sociais de nosso país, independente das pressões e adversidades. Fato comprovado através de grandes eventos ao longo dos últimos dez anos, provando também que o exército egípcio é aquele que se sacrifica por seu povo e sua pátria e que não se alinha a regimes, governos ou organizações, focado exclusivamente ao povo do Egito”, complementou o Adido.
O coronel egípcio disse também que as Forças Armadas de seu país têm alcançado grande sucesso em todos os níveis, permitindo que o Estado desempenhe seu papel na implementação de um ambicioso programa de desenvolvimento que corresponda às aspirações e esperanças do povo.
Finalizou seu discurso com agradecimentos especiais ao Ministério da Defesa brasileiro pelas amistosas e sólidas relações de cooperação com as Forças Armadas do Egito.
Na ocasião, as Forças Armadas egípcias foram homenageadas durante a reprodução de um vídeo, que também expôs aos convidados as maravilhas da República Árabe do Egito antiga e moderna. O país foi o berço de uma das civilizações mais desenvolvidas do mundo, guardando monumentos históricos e arquitetônicas de importância global.
Fotos do evento: