Getting your Trinity Audio player ready...
|
O dia 5 de julho é considerado o mais importante da República de Cabo Verde. Neste mesmo dia em 1975, a emancipação foi assumida pelo povo das ilhas, em forma de Estado Independente. Deste modo, os caboverdianos passaram a ter razões de sobra para celebrar cada aniversário com muita alegria e entusiasmo.
Em Brasília, a ocasião festiva foi lembrada em pela Embaixada de Cabo Verde na sexta-feira (6). Na solenidade, os convidados assistiram a um vídeo sobre as Ilhas de Cabo Verde e se maravilharam com uma bela apresentação de música e dança cantada em Criolo.
Ao proferir seu discurso, o Embaixador de Cabo Verde no Brasil, José Pedro Chantré D’Oliveira, destacou que “nessa juventude de 49 anos aprendemos a celebrar a Liberdade que foi complementada com a Democracia que deu ao povo a oportunidade de sonhar sem limites”.
“E nesse sonho ininterrupto temos contado com a amizade incondicional do Brasil, traduzida numa cooperação multidisciplinar que agradecemos a cada momento e pugnamos em mostrar ao mundo toda nossa gratidão àqueles que colaboram conosco em manter acesa essa chama sonhadora e realizadora”, prosseguiu o diplomata.
Reforçou que o Brasil pertence a um grupo de países que entendem perfeitamente as pretensões de Cabo Verde enquanto Estado e que se preocupa em eleger a paz e harmonia social como suportes primordiais na construção da felicidade humana.
O diplomata enfatizou que liberdade de ensaiar a construção de uma sociedade despida de tabus de um passado difícil, onde os residentes e visitantes possam viver como irmãos em paz e tranquilidade, em um espaço onde os humanos de qualquer origem, encontrem o prazer de viver é o objetivo do país para as próximas décadas. “É esse caminho assumido pelo povo caboverdiano que estamos comemorando – A liberdade de escolher para onde ir!”, disse D’Olliveira.
O Embaixador encerrou seu discurso agradecendo à equipe de companheiros e profissionais ao serviço da Embaixada, à incansável compatriota e designer Mirela Castro, ao amigo William Gsaint, a todos que contribuíram para a realização do evento e à todos que prestigiaram a festa com suas ilustres presenças.
Antonio Augusto Martins César, Diretor do Departamento de África África Ministério das Relações Exteriores do Brasil, falou sobre as ininterruptas e frutíferas relações bilaterais existentes entre Cabo Verde e Brasil desde a independência do país africano, lembrando que proximidade entre os povos é refletida pela frequência de contatos políticos de alto nível entre os governos.
“Cabo Verde foi o primeiro país do continente africano a ser visitado pele Presidente Lula, em julho do ano passado, quando foi recebido pelo Presidente José Maria Neves”, informou o Diretor. Em fevereiro deste ano foi realizada a escala técnica na ilha do Sal, fato que comprova o caráter estratégico de Cabo Verde como ponte do Brasil não somente com a África, mas também como conexão com os demais continentes.
Lembrou ainda da realização, após nove anos, da IV Reunião de Consultas Políticas entre os dois países. Na ocasião, o Secretário de África e Oriente Médio, Embaixador Carlos Duarte, chefiou a delegação brasileira em missão em Praia, possibilitando a retomada dos contatos oficiais.
“A reunião produziu também a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Instituto Rio Branco e o Instituto Diplomático de Cabo Verde, que facilitará ainda mais o intercâmbio de jovens diplomatas”, acrescentou César.
Concluiu sublinhando que “muito que já construímos juntos nos anima a fazer ainda mais. Tenho plena convicção de que os próximos anos serão extremamente proveitosos para a relação entre nossos países e prosseguirão trazendo ganhos concretos para o bem-estar de nossas populações”.