“Diversidade Indígena Viva” é um dos 20 projetos selecionados no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo.
Em 2022, o resultado do projeto é o livro “de Abya Yala Con Amor”, disponibilizado em formato digital. A obra é fruto de uma comunidade colaborativa de aprendizagem, que reúne 15 indígenas, de 12 diferentes etnias, provenientes da Argentina, do Brasil e do Equador, sendo 7 homens e 8 mulheres.
Com idades variadas, eles partilharam experiências, opiniões, visões, saberes e sentimentos através das ferramentas digitais, no ano passado, numa série de videoconferência. Também participou das reuniões o mobilizador cultural Sebastián Gerlic que, editou trechos das reuniões, apelidadas de “fogueiras digitais” em mais de 40 vídeos curtos. A comunidade trabalhou em conjunto para a produção de um Ebook.
A diversidade de sabedorias e conhecimentos vivos nas culturas dos indígenas de Abya Yala representam, força e rumo, para todos no Planeta Terra. Através dos 15 indígenas participantes desta aventura. Desde a Argentina já participam: Tinkina Solita Tonokoté (Santiago del Estero); Lecko y Haylly Zamora Wichí (Chaco); Liliana Claudia Huarpe (Mendoza); e a Casqui Curaca Mariela Comechingón Sanavirón Tulián (Córdoba). Desde Brasil: Horopakó Desana (Amazônia); Cacique Kaji Waurá (desde o Xingú); Morubixabas Itamirim e Weramoru Tupi Guarani (São Paulo); Nhenety Kariri-Xocó (Alagoas) e Maria Pankararu (Pernambuco). Desde Equador: Lauro Jerônimo Saant e Yamanua Shuar (Amazônia); José Atupuña (Kichua) e Angel Ramirez Eras, da cultura Palta da região de Loja.
O livro pode ser descarregado gratuitamente aqui. Basta preencher o formulário eletrônico no site da Thy Dêwá, onde estão disponíveis várias outras obras de autores indígenas.