Ocorreu nesta quinta-feira (21), em Brasília, a inauguração da sede da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), um organismo intergovernamental formado por oito países amazônicos: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Esses países são signatários do Tratado de Cooperação Amazônica. A OTCA é o único bloco socioambiental da América Latina.
O evento contou com a participação do vice-presidente Hamilton Mourão e Carlos França, Ministro das Relações Exteriores. Desde o início do ano passado, Mourão preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal e tem coordenado as ações do governo de enfrentamento ao desmatamento e de combate às queimadas no bioma, que é a maior floresta tropical do planeta e alvo da atenção internacional.
“Reafirmamos, em diferentes foros internacionais, nosso compromisso de fazer da OTCA a organização de referência em matérias de cooperação regional, de diálogo político e de posicionamento comum sobre temas da agenda internacional relativos à Amazônia”, afirmou o vice-presidente. É a única organização multilateral sediada em território brasileiro, sendo responsável pela condução do diálogo político e da cooperação regional em benefício dos países amazônicos.
França lembrou em seu discurso que “A OTCA é um ator central na preservação da Amazônia. Seus trabalhos têm representado patrimônio diplomático e técnico. A sede é uma vitrine para a organização e esse espaço reforçará a imagem positiva”.
Conforme a divulgação do Itamaraty, a sede ficará em um prédio cedido pelo governo Federal em Brasília, e contará com Sala de Situação de Recursos Hídricos, que consolidará uma rede de monitoramento hidrometeorológico com mais de trezentas estações na bacia amazônica. Ela foi instalada com recursos da Agência Nacional das Águas e Saneamento e execução da Agência Brasileira de Cooperação. A Sala